quarta-feira, 10 de julho de 2019

Partiu cachu!

Véi, a seca chegou e a gente só pensa em se refrescar. Engana-se quem acha que só existe o Lago Paranoá pra isso. Podemos te dizer mais: tem cachoeira no Distrito Federal, sim. Não é preciso ir muito longe, tipo Pirenópolis  ou Chapada dos Veadeiros. Véi, tu pega o carro e chega num cachu rapidão, entre 30 ou 40 minutos, bota fé?

A Cachoeira do Tororó, por exemplo, fica na Santa Maria. São 35km de distância de Brasília. Viu? Do lado. E tu sabe de onde vem o nome Tororó? Vem do Tupi Guarani, que significa enxurrada. E por falar em enxurrada, ela não diminiu na seca, não. Sua queda d’água de 18 metros de altura continua forte durante esse período.

Cachoeira do Tororó

Pra chegar lá, rola uma trilha de mais ou menos 2km. Mas não esqueça: vá de tênis, é mais confortável, facilita a caminhada e evita acidentes. Afinal, ninguém quer passar as férias machucado, né?

Como chegar
A partir da QI-23 do Lago Sul, seguir pela DF-140 em direção a Unaí / Minas Gerais, por mais 5 km e entrar à direita em estrada de terra.

Quando ir
A melhor época é na seca, entre junho e setembro.

Outras informações
As trilhas não são sinalizadas, mas é possível encontrar os caminhos com facilidade;
O local é muito procurado para a prática de rapel;
Não é necessário guia;
É cobrado um valor no estacionamento.

Além da Cachoeira do Tororó, existe o Poço Azul. É um dos pontos turísticos mais famosos de de Brasília desde os anos 70. Fica localizado na chapada da contagem, a 50 minutos de Brasília. O Poço Azul possui um poço mais raso e outro mais fundo. Suas cores esmeralda e azul chamam atenção por tamanha beleza.
Poço Azul

Como chegar
Brazlândia. DF-001/DF-220, abaixo do assentamento Morado dos Pássaros. Siga para a saída de Brasília, sentido Sobradinho. Ao chegar no balão do Colorado, vire a esquerda, sentido Brazlândia. Siga pela DF 001, sentido Lago Oeste. Quando o asfalto acabar, siga por mais 10km pela estrada de terra e uma placa indicará a entrada.

Se você quiser curtir um rolê pra levar o irmãozinho ou a vovó e que fique só a 35km do quadradinho, a gente sugere a Cachoeira Saia Velha. Fica dentro do Águas Correntes Park, o que possibilita uma ótima estrutura pra curtir um programa mais calmo com a família. São quedas d’água, piscinas naturais e aquela vegetação natural e linda do nosso cerrado. Há também área para camping, restaurante, caminho cimentado e plano para cachoeira. Massa, né?

Foto: Portal Brasil/Reprodução

Como chegar
Eixo Rodoviário até a Saída Sul, seguindo pela BR-040 (saída para Belo Horizonte). Entrada próxima à escultura histórica de ferro do início de Brasília. Para mais informações Telefone: (61) 3030-4300.

A 50km de Brasília existe uma reserva ecológica particular preservada desde 1986 que se chama Chapada Imperial. Está localizada no ponto mais alto do Distrito Federal (1342 metros) e possui trilhas naturais que ficam às margens do ribeirão Dois Irmãos, onde é possível ter acesso a mais de 30 cachoeiras visitáveis.

Foto:iurikothe/Reprodução/Flickr


Como chegar
Brazlândia. Após km 8 entrar à direita na bifurcação, pegando a DF-001. Continuar por 13 km, virar à esquerda na DF-220 e continuar por mais 6 km. Para mais informações  sobre a reserva (61) 99965-2461.

Imagina um rolê com várias galerias e salas cobertas de estalactites e estalagmites? Doido, né? Esse tu encontra a 68km de Brasília, na Gruta do Rio do Sal. Com quedas d’água que variam de 6 a 12 metros de altura em uma distância de 10 metros, o rio também possui duchas e piscinas naturais.

Foto: A.Duarte/Reprodução/Flickr

Como chegar
Brazlândia. Saída Norte até o balão do Colorado, seguindo depois pela DF-001, DF-170 e DF-205, até a placa da Fazenda Babilônia.
Véi, não esquece de levar um saquinho de lixo para guardar os resíduos do que foi consumido. É massa gastar o dia na cachu, mas também é massa manter o ambiente limpo. A natureza agradece!

Referências
Leve na viagem
Curta Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário