terça-feira, 4 de junho de 2019

Consumir sem agredir


Estamos na Semana Nacional do Meio Ambiente! Ela foi criada com o objetivo de complementar a celebração ao Meio Ambiente instituída pela ONU. A ideia é que a sociedade se conscientize sobre dos problemas enfrentados pelo meio ambiente e discutam acerca das pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil.

https://verduraocamisetas.com.br/



A forma como exploramos os recursos naturais para o consumo de bens e serviços têm interferido no equilíbrio do planeta. Esse exagero vem sendo apontado em relatórios de diversas organizações ambientais e informam que estamos consumindo mais do que a capacidade que a terra tem de se regenerar. Preocupante, né, véi?
Aqui no DF, nós temos o Cerrado, mais conhecido como savana brasileira por conta das suas características em árvores baixas, arbustos espaçosos e gramíneas. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupa cerca de 22% do território nacional e é considerado, biologicamente, a savana mais rica do mundo. Tu bota fé que esse bioma abriga mais de 14.193 espécies, entre plantas, mamíferos, aves e peixes? Sem falar que ele abastece grandes reservatórios e bacias hidrográficas do país. Mesmo assim, ele é o menor em área de proteção ambiental.
Apenas 10% de toda extensão do Cerrado é efetivamente protegida por unidades de conversação, sendo somente 3% na categoria de proteção integral. A expansão urbana, os incêndios causados pela ação do homem, o pasto para criação de gado, o cultivo de soja e os desmatamentos para produção de carvão vegetal nativo têm sido alguns dos principais vetores de degradação do nosso bioma. Fatores estes que também contribuem para o aquecimento global, superpopulação, extinção de espécies, escassez de água e desastres naturais. O Cerrado precisa de ajuda!
Então, como seres humanos do único planeta que temos, é nossa responsabilidade tratá-lo bem e repensar nas nossas formas de consumo. Conhece o termo dos três “R’s”? A gente tem pensado neles: reciclagem, reutilização e redução. Por isso, a Verdurão tem uma linha que, além de linda, contribui para diminuir o impacto ao meio ambiente. A linha eco é feita de malha ecológica, que se utiliza de algodão sustentável – certificada pela Better Cotton Initiative – e poliéster reciclado de garrafas PET e que são penteadas com 50% de fio de 30 e 50% fio PET.
Bota fé que dá pra manter estilo e carregar o orgulho candango das estampas através das nossas camisetas ecológicas?

Referências
Recicloteca
Calendarr
WWF Brasil
Kickante

Nenhum comentário:

Postar um comentário